Syl Triginelli
Artista visual e arte-educadora.
Conheça a Artista
"Do Contra" Exposição individual
De 23 de agosto à 29 de setembro.
Artista e arte-educadora, mora e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais. Graduanda de artes visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, possui seus estudos voltados para a gravura, desenho e artes gráficas, procurando sempre evidenciar suas experiências enquanto uma pessoa neurodiversa. Desde 2019, estuda formas impressas de expressar sensações e experiências sobre os fantasmas da mente e seus monstros, envolvendo campos da saúde mental e da gravura contemporânea.
Acredita que a arte da publicação e os meios de reprodução podem ampliar campos dentro da gravura tradicional, explorando técnicas de xerografia, litogravura e gravura em metal. Dentre suas participações, destacam-se sua exposição individual, "Do Contra" no Centro Cultural UFMG, “Gravura Mineira” no Laboratório das Artes de Franca e “Paredes Pensantes” na Galeria Poente, em São José dos Campos.
Exposições
2024
2023
2022
2019
2018
Feira-Mostra de publicações experimentais, Festival Faísca | Setembro de 2024
O caminho pelo Galpão 5, por sua vez, apresenta outras três exposições inéditas. Na Biblioteca Invisível, peças sonoras desenvolvidas por Seven&Neve se combinam a livros sem tinta, pensados para fruição pelo toque, para formar publicações experimentais. Código Phonte88 celebra uma década do projeto artístico belo-horizontino que nomeia a mostra. No eixo central, está Livros Experimentais, uma seleção da Coleção Livro de Artista da UFMG, pensada por Amir Brito Cadôr para reunir obras de nomes nacionais de destaque no campo.
Ainda no espaço, os visitantes têm a oportunidade de percorrer a Feira-Mostra, formada por 16 microgalerias ocupadas por artistas de várias partes do país, que ficam disponíveis no local para conversar com o público sobre as obras impressas de sua autoria. Ao fundo, fica o selo de publicações da Faísca: o ateliê de risografia faísca.lab, que, nesta edição do festival, lança obras do programa de fomento Laboratório de Zines, assim como a artzine Tarja Preta, por Syl Triginelli, o fotozine Fora do Grid, por Matéria Prima e Retratos Bufoliares, por Imoraes
“Acervo do Laboratório das Artes”, Pinacoteca de Franca | Setembro de 2024
A Pinacoteca Municipal apresenta, até o dia 27 de setembro, a mostra “Acervo do Laboratório das Artes”, como parte do projeto Catalogação e Digitalização do Acervo do Lab das Artes, que está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através de edital FEAC/Prefeitura de Franca. A mostra reúne 25 gravuras do acervo permanente do Lab.
A curadoria da mostra é da artista plástica e professora Atalie Rodrigues Alves, responsável pela manutenção e expansão do acervo. O objetivo da mostra é divulgar as artes visuais modernas na cidade e região, incluindo a produção de grandes artistas plásticos do país. Segundo a curadora, o recorte utilizado para definir as obras que seriam apresentadas foi a inserção geográfica, com 25 obras de 18 artistas radicados em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A mostra se insere como uma das atividades de divulgação do projeto de catalogação do acervo que está sendo desenvolvido este ano com recursos obtidos em edital da Prefeitura de Franca/FEAC, sob a coordenação da historiadora Higina Marques.
Do Contra (exposição individual) | Agosto de 2024
Foi aberta nesta sexta-feira, dia 23, no Centro Cultural UFMG a exposição Do contra, da artista visual e arte-educadora mineira Syl Triginelli, A mostra reúne gravuras, xerografias, cadernos de anotações, livros de artista e obras digitais que dialogam com a acessibilidade, a luta antimanicomial e a cultura do impresso. As obras poderão ser vistas até 29 de setembro. O evento é gratuito e tem classificação etária livre.
A exposição conta com diversas obras produzidas de 2020 a 2024, com suportes e técnicas diversas, que vão desde a gravura tradicional, como a litogravura e a serigrafia sobre papel, até xerografias, cadernos de anotações, livros de artista e obras digitais.
Todas as técnicas utilizadas por Syl Triginelli dialogam com a poética da reprodutibilidade de obras, remetendo a conceitos críticos e teóricos dentro da arte contemporânea, como a acessibilidade, a luta antimanicomial e a cultura do impresso.
Mostra Chama " Retornar ao Futuro – O Entrelace de Memórias" | Julho de 2024
CHAMA - 13ª Mostra da Escola de Artes Visuais do Cefart/FCS - Presencial
Data: 6 de julho (sábado) a 22 de julho (segunda-feira)
Abertura na sexta, 5 de julho, das 18h30 às 22h30
Horário: De terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h
Local: PQNA Galeria Pedro Moraleida - Palácio das Artes
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Gravura Mineira | Setembro de 2023
“Gravura Mineira” que traz a Franca gravuras realizadas por artistas professores e estudantes do atelier de gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA – UFMG.
Ao todo, a exposição apresenta 32 obras de 23 artistas, entre xilogravuras, litografias, serigrafia e metal. A cooperação entre a EBA-UFMG e o Lab das Artes se deu a partir de convite do professor George Guttlich à coordenadora do Lab Atalie Rodrigues Alves para conhecer o atelier da universidade.
Participam da mostra os professores Clébio Maduro, Eliana Ambrosio, George Gutlich, Isabela Prado, Lúcia Pimentel, Tânia Araújo e os estudantes (alguns já formados) Ana Beatriz Abreu, Cássia Alvarenga, Eduardo Rosa, Fernando Campos, Fernando Costa, Julianismo, Lina Hamdan, Mara Sifuentes, Mariana Laterza, Patrícia Ogata, Pedro Alvarenga, Renata Frazato, Roberto Haddad, Sabrine Danielle, Syl Trignelli, Thayana de Aquino e Yuruka Renan Morais.
"Também guardamos pedras aqui": A litografia no campo ampliado | Agosto de 2023
Exposição centrada na litografia como campo amplo de possibilidades no meio da arte, realizada pelo Litholabor, ateliê de litografia da UFMG. Curadoria Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Ana Beatriz Abreu
Rodrigo Amaral
Syl Triginelli.
IV Feira Vendo | Agosto de 2023
A quarta edição da Feira Vendo aconteceu dentro da Nossa Feira, um evento da @vendofotografias em parceria com a @arreda.galeriaestudio Contando também com flash tattoos dos artistas da Arreda, exposição de gravuras da Vendo e comidas e bebidas.
Paredes Pensantes | Julho de 2022
Esta é uma exposição centrada na Gravura como objeto de investigação estética. Nesta mostra pode se observar, além de dois conjuntos de obras de George Gütlich, a produção de um grupo de 14 artistas gravadores do Atelier de Gravura da Escola de Belas Artes da UFMG, representando o Estado da Arte da produção gráfica em Belo Horizonte.
Participam desta exposição George Rembrandt Gütlich – Artista e Curador
Artistas convidados: ALLAN CARVALHO FARIA | ANA BEATRIZ VIEIRA | BÁRBARA AVELINO | CAMILA DURAES VERSIANI ANDRADE | ELIANA RIBEIRO AMBROSIO | GILBERTO MAURO | IMORAES | ISAAC ANDERSON | MARIANA LATERZA | PEDRO ICARO DA SILVA ALVARENGA | ROBERTO HADDAD | SYL TRIGINELLI | THAYANA DE AQUINO | WANDER ROCHA ARAUJO
Residência Artística EmTranse | Janeiro de 2022
Performance "eu não tenho cara de artista" proposta por @syl.artwork no dia 27 de janeiro, quinta feira, às 19h30 aconteceu a performance "eu não tenho cara de artista" proposta por syl triginelli no nosso querido @crj.bh centro de referência das juventudes. A performance fez parte da programação mostra de processos emtranse zona cultural.
Feira Urucum | Dezembro de 2019
Feira de livros, impressos e artes visuais belo horizonte – mg 2ª edição • 14 de dezembro (sábado) @impressoesdeminas + @guaja.cc
Feira no Viaduto | Dezembro de 2019
A Feira no Viaduto é um evento independente, colabore na sua realização! Feirantes com foco na arte e na economia criativa irão esquentar a regional Barreiro dias 7 e 8 de Dezembro. Shows com Renato da Lapa, Quilombo Groove, Batalha de MC's da Faráoeste, oficinas e muita cultura estarão presentes na galeria Viaduto das Artes. O evento é aberto ao público. Faça parte da história da cidade!
Mostra CHAMA! Desetiqueta | Dezembro de 2019
Chama é uma mostra de artes inteiramente produzida por estudantes do curso de Produção em Artes Visuais do CEFART.
Palácio das Artes.
MUDA | Outubro de 2019
A MUDA, Mostra Unificada de Design e Artes, é uma nova proposta de ocupação do espaço cultural da Escola de Design e Artes. Além da feira de artes gráficas e design, a nossa mostra também vai ter DJs, workshops, intervenções, performances e tudo mais que celebre a cultura e a diversidade. Aconteceu dia 9.10 de 10h ás 16h.
Colônia de Fel | Outubro de 2019
Exposição realizada no Encontro Nacional de Estudantes de Arte, na galeria da Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa.
Gráfica 02 | Julho de 2019
Feira de impressos e arte em papel 26 e 27 de julho de 2019 realização ADRO galeria São João del Rei, MG.
Risco Livre | Julho de 2019
RISCO LIVRE - Feira Gráfica aconteceu no dia 21/07, de 10h às 18h, na @ocalivre com entrada gratuita.
MAL | Julho de 2019
Mostra de Arte Lésbica e Bissexual, que com o apoio da Virada Cultural, aconteceu no parque municipal de Belo Horizonte.
Feira Requebra | Julho de 2019
Feira livre que aconteceu no espaço "Quebra", no qual o projeto e publicação "Colônia de Fel" foi lançado.
2o Feira & Escambo das Artes | Novembro de 2018
Uma iniciativa de membros da comunidade da Fafich e Belas Artes com o objetivo de realizar uma feira de arte e escambo de obras de arte, poesia, artesanato. Aconteceu na FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), dia 22/11 e 23/11 das 12h ás 20h.
Farofa Gráfica | Novembro de 2018
Exposição de artes gráficas, como tudo que é bidimensional, feira de artes gráficas, oficinas, rodas de conversas que aconteceram no Mama Cadela, galeria de Belo Horizonte.
Deriva XIII | Novembro de 2018
Uma série de três pinturas foi exposta no Centro de Referência da Juventude junto com outros 36 artistas e a curadoria de Marcos Hill. Participantes: Alana Ferraz – ALBE - Amanda Paim – Ana Vieira – Avenue – Babi de Andrade – Camila Parreiras – Daiely Gonçalves – Daniel Grunmann – Diogo Cavalcanti do Nascimento – Dominique Correia – Fernanda Campos – Gabriela Castro – Gabriele Melo – Isabel Ávila – Jéssica Marques – Júlia Santana – Kênia Pio Carmo – Lina Hamdan – Ligia Persichini – Lua Plaza – Marcela Paim – Mariana Costa – Mariana Souza – Natacha Lamounier – Paola Sara – Pedro Icaro Alvarenga – Raiane Cotta – Renata Gatto – Rodrigo Amaral – Rodrigo Marques – Sarah Gama – Sylvia Triginelli – Tatiana Assis e Gabriel Soares – Theodora – Victória Sofia
Corparte | Setembro de 2018
Trabalho exposto no Encontro Nacional de Estudantes de Arte, na Universidade Federal do Pará. O trabalho ficou exposto na galeria da faculdade.